Campo Grande deu um importante passo em direção à sustentabilidade no transporte público ao iniciar, nesta semana, os testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV). Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado, MSGás e Consórcio Guaicurus, essa iniciativa coloca a capital sul-mato-grossense na liderança do Centro-Oeste na adoção de tecnologias que contenham a poluição, aumentem a eficiência e promovam o conforto dos usuários.
O modelo K 280 IB 4x2, fabricado pela Scania e já testado em cidades como São Paulo, Curitiba e Recife, transporta até 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência, e conta com ar-condicionado e câmbio automático, tornando as viagens mais silenciosas e . Os testes começarão na linha 082 - Aero Rancho - Shopping, em rotas planejadas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), que escolheu o trajeto com base em suas vias amplas e terminais de atendimento adequados para o transporte coletivo.
Durante o período de testes, especialistas monitorarão o desempenho do veículo em diferentes condições para avaliar suas previsões técnicas, econômicas e ambientais, analisando desde o consumo de combustível até as emissões de poluentes. “Comemoramos hoje o início desses testes, que trarão grandes benefícios para Campo Grande, desde uma redução de 90% nas emissões de gases de efeito estufa até maior comodidade para os passageiros”, afirma Cristiane Schmidt, CEO da MSGás.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou a relevância da ação: “Estamos liderando o Centro-Oeste com essa tecnologia, que garante um futuro mais sustentável e menos poluente para a nossa cidade.”
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.