Polícia Filiação
Garoto de 14 anos é suspeito de realizar filiação indevida de Lula ao Partido Liberal, revela PF
Operação Infiliatio: Polícia Federal cumpre mandato em Dourados e apreende equipamentos do menor para investigação
31/10/2024 09h03
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Infiliação para investigar uma filiação fraudulenta do presidente Lula (PT) ao Partido Liberal (PL), registrada em julho de 2023. As apurações apontam que um garoto de apenas 14 anos teria realizado o cadastro indevido. A ação, realizada em Dourados, Mato Grosso do Sul, cumpriu mandato de busca e apreensão, resultando na coleta de celular e computador do adolescente, que serão encaminhados para perícia.

A falsa filiação foi desfeita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda no ano passado, após denúncia, e não há acusações de invasão hacker. Segundo a Corte, a senha utilizada para o acesso estava vinculada a uma advogada do PL. As investigações indicam que o menor pode ter inserido dados falsos diretamente nos formulários de filiação, e a PF também investiga o possível envolvimento de um funcionário do PL, responsável pela moderação do cadastro.

Os envolvidos poderão responder por invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa, além de outras possíveis fraudes que estejam em análise. A investigação determina se há mais pessoas envolvidas e a motivação por trás do ato.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.

*Com informações CNN