O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuvas intensas que abrangem 17 unidades da federação, proporcionando a possibilidade de tempestades severas em várias regiões do Brasil. Em áreas do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, o alerta foi classificado como "perigo", com chuvas de até 60 mm por hora e ventos que podem atingir até 100 km/h .
No total, 757 municípios estão sob o alerta laranja, o segundo mais grave, com previsão de fortes chuvas e risco de quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos. Já o alerta amarelo, de “perigo potencial”, se estende por 2.665 municípios em estados como Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Nordeste, por sua vez, enfrentou dois alertas de baixa umidade, com níveis mínimos que podem chegar a 12%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. Diante dessa situação, as autoridades orientam a população a buscar abrigo seguro, evitar áreas de risco e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.