O mês de novembro começou com fortes chuvas em Mato Grosso do Sul, acompanhando uma visão observada em várias partes do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os altos volumes de ofertas e ventos intensos decorrem de uma combinação de fatores meteorológicos, incluindo áreas de baixa pressão e um fluxo intenso de umidade. Nesta quarta-feira (6), o Inmet emitiu dois alertas para o estado e outras regiões do país, destacando as condições adversas previstas para os próximos dias.
O primeiro alerta, de nível laranja, indica perigo potencial e atinge 860 municípios, incluindo diversas áreas de Mato Grosso do Sul. A previsão é de chuvas volumosas e ventos que podem atingir até 100 km/h, o que aumenta os riscos de alagamentos, quedas de árvores e outros incidentes. Este alerta específico permanece vigente até às 10h desta quarta-feira, quando será reavaliado em conformidade com a evolução das condições adversas.
Além disso, um alerta amarelo mais amplo abrange outras áreas do estado e indica chuvas de 20 a 30 mm/h com ventos de até 60 km/h. Este alerta mais brando é válido até quinta-feira (7), mas as previsões do Climatempo indicam que as chuvas podem se intensificar ainda mais com o avanço de uma frente fria pelo Centro-Oeste, especialmente entre os dias 6 e 10 de novembro. Essa frente fria se deslocará inicialmente pelo Sul e deverá atingir Mato Grosso do Sul e estados vizinhos nos próximos dias, mantendo as condições para precipitações significativas.
Com o acúmulo diário de chuva esperado, há preocupações adicionais em áreas suscetíveis a inundações e penetrações. A população é aconselhada a monitorar os boletins meteorológicos e tomar precauções, especialmente em localidades com histórico de alagamentos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.