Agro Conab
Lula retira Conab da Agricultura e coloca nas mãos de petista ligado ao MST
Companhia sempre atuou no levantamento da produção agrícola do país
07/01/2023 11h38 Atualizada há 2 anos
Por:
Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e sempre teve o suporte da Conab

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) confirmou na noite de quinta-feira, dia 5, que o deputado estadual do Rio Grande do Sul Edegar Pretto (PT) será o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sob a indicação de Lula do PT após reunião com o ministro Paulo Teixeira.

Pretto tem antiga e pública ligação com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Concorreu ao governo do Rio Grande do Sul, foi derrotado e ficou em terceiro lugar, com 26,7% dos votos.

A Conab integrava o Ministério da Agricultura, e sempre atuou como um forte aliado ao setor do agronegócio e integrantes de movimentos sociais ligados à reforma agrária, mas agora foi remanejado para o MDA.

O Órgão atuava na elaboração de pesquisas e estudos e tem a missão de fornecer informações atualizadas ao governo sobre a produção agrícola do país. Com esses dados, o governo formula as diretrizes e as ações para o setor.

Entre os levantamentos feitos pela estatal, estão a previsão de safras, os custos de produção e armazenagem, o posicionamento dos estoques e os indicadores de mercado, além de estudos técnicos que viabilizam a análise do quadro de oferta e demanda.

A tentativa do atual governo é enfraquecer o agronegócio brasileiro, que está entre os maiores produtores de alimentos do mundo.