Política Apoio
PT fecha apoio a Davi Alcolumbre e fortalece sua posição para 2025
Acordo garante ao PT cargas estratégicas no Senado, enquanto Alcolumbre se aproxima da presidência da Casa em fevereiro
14/11/2024 09h39
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal selou, nesta quarta-feira (13), com seu apoio ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) na corrida pela presidência do Senado, marcada para fevereiro de 2025. Alcolumbre, que já era visto como o favorito para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agora conta com a aliança formalizada, consolidando ainda mais sua trajetória rumo ao cargo.

O apoio do PT, embora previamente anunciado, foi fortalecido após negociações que garantiram a sigla duas comissões importantes, incluindo a de Educação, além da segunda vice-presidência da Casa. A bancada petista, com nove senadores, terá a responsabilidade de definir, nas próximas semanas, os nomes que ocuparão essas posições-chave.

Com o apoio do PT, Alcolumbre aumenta sua vantagem na disputa. O senador já conta com a adesão de partidos como União Brasil, Republicanos, PP, PSB, PDT e PL, totalizando a segunda maior bancada do Senado. Os Republicanos, embora ainda não tenham oficializado a decisão, já sinalizaram o seu respaldo ao candidato, conforme declarado pelo líder da sigla, Mecias de Jesus (RR).

Essa movimentação reflete uma intensa articulação política nos bastidores do Senado, com as eleições de fevereiro de 2025 ganhando cada vez mais contornos de uma disputa já definida. Enquanto isso, os cargos estratégicos que o PT conquistou reforçam sua influência nas futuras decisões da Casa.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.

*Com informações Metrópoles