Geral Antirrábica
Campo Grande intensifica vacinação antirrábica com ação especial no feriado
Meta é imunizar 80% dos cães e gatos da capital até o final do ano
18/11/2024 08h36
Por: Tatiana Lemes
Foto: Divulgação/PMCG

Para ampliar a imunização contra a raiva em cães e gatos, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande promove, nesta quarta-feira (20), feriado na capital, uma campanha especial de vacinação em dez Unidades de Pronto Atendimento ( UPAs), Centros Regionais de Saúde (CRSs) e na Praça Ari Coelho. A imunização ocorre das 8h às 15h, com estrutura montada em áreas externas para facilitar o atendimento sem interferir no fluxo de pacientes.

A campanha contará com a supervisão de agentes do CCZ e a participação de acadêmicos de medicina veterinária da UFMS e agentes comunitários de saúde, reforçando a importância da vacinação na prevenção de uma doença que possui taxas de letalidade próxima a 100% em casos não tratados a tempo .

A importância da vacinação antirrábica

A raiva é uma doença viral grave, transmitida por mordidas, feridas ou lambidas de mamíferos infectados. Desde 2010, Campo Grande registrou 14 casos de raiva em morcegos, enquanto no mundo ocorreram 48 casos de raiva humana no mesmo período. Para combater essa ameaça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como meta eliminar casos de raiva humana causados ​​por variantes caninas até 2030, e no Brasil, até 2026.

Em Campo Grande, o atendimento profilático contra a raiva é realizado exclusivamente pelo SUS, nas UPAs e CRSs, com o CRS Nova Bahia sendo uma unidade de referência para casos graves. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) lançou o site semraiva .com .br , que oferece informações sobre a doença e orientações para a população e profissionais de saúde.

Progresso da campanha em 2024

Desde o início da campanha, em 1º de agosto, foram vacinados 61.592 cães (34% da meta) e 21.853 gatos (24% da meta). Apesar do esforço dos agentes, que já visitaram 140.050 imóveis, cerca de 46% das residências estavam fechadas no momento das visitas. A campanha visa imunizar 179.620 cães e 89.810 gatos até o final do ano.

Participação da população

Para quem não puder levar seus animais nesta quarta-feira, o CCZ disponibiliza vacinação diariamente em sua sede, localizada na Avenida Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h.

A ação no feriado é uma oportunidade para os tutores contribuirem para a saúde pública e ajudarem a reduzir o risco de transmissão da raiva. Não deixe de participar!

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.