Geral Chuvas
Brasil enfrenta semana de chuvas intensas e risco de ciclones; Defesa Civil em alerta
Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão risco de alagamentos e penetração de terra devido a condições perigosas extremas
18/11/2024 09h28
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Brasil se prepara para uma semana de condições ambientais severas entre 18 e 23 de novembro, com chuvas intensas e a formação de ciclones que devem afetar diversas regiões do país, colocando situações em risco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estados de várias regiões estão sob alerta de “perigo potencial”, com absorção de acumulados de até 200 mm de chuva e rajadas de vento superiores a 70 km/h.

Chuvas no Norte e Nordeste
A Região Norte será uma das mais impactadas, com chuvas intensas em estados como Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Os acumulados podem variar entre 80 mm e 100 mm, e com o aumento da precipitação, os rios da região, que seguem em recuperação, devem regularizar seus níveis até o fim de dezembro. Já no Nordeste, a Bahia está em alerta, especialmente no Oeste e Centro-Sul, com volumes de chuva de até 100 mm. Enquanto isso, o litoral leste e áreas do interior deverão enfrentar calor intenso, com máximas de até 35 °C.

Centro-Oeste e Sudeste: risco de temporais e ciclones
Em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a previsão também é de chuvas fortes e rajadas de vento entre 40 km/he 60 km/h. Já no Sudeste, o estado de Minas Gerais tem uma previsão de até 50 mm de chuva em 24 horas, aumentando os riscos de alagamentos e penetração. Entre sexta-feira (22) e sábado (23), um ciclone extratropical pode atingir áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, com ventos fortes e possibilidade de granizo.

O Sul também enfrentará condições extremas
no Sul, a previsão é de chuvas intensas e a formação de ciclones a partir de quinta-feira (21), com acumulados que podem ultrapassar os 200 mm, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná também estará em alerta, devido ao risco de perfurações e alagamentos. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre já enfrentou problemas de falta de energia elétrica em alguns bairros devido ao impacto das fortes chuvas e ventos.

A Defesa Civil em diversas regiões já está em alerta, apresentando ações para mitigar os danos e auxiliar as populações afetadas. As autoridades pedem que a população fique atenta às atualizações adversas e siga as orientações de segurança.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.