Política Patriotas
Patriotas invadem plenário do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto
Manifestantes de várias regiões do país em ato "Tomada do Poder" em Brasília
08/01/2023 15h09 Atualizada há 3 anos
Por:
Patriotas em furam barreira policial e invadem os Três Poderes

Em Ato "Tomada do Poder", manifestantes "Patriotas" furaram uma barreira policial, nesta tarde (8), e invadiram a Esplanada, o Congresso Nacional e até o Plenário do Supremo Tribunal Federal - STF, sem utilizar nenhum tipo de arma.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou em publicação no Twitter que conversou há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contato permanente.

Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência.

— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 8, 2023

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ainda não fez nenhuma declaração. O vice-presidente da Câmara Luciano Bivar afirmou que conversou com o presidente da Câmara e com Anderson Torres, responsável pela segurança pública do DF, ex-ministro da Justiça, e haverá reforço da Polícia Militar, novos contingentes estão sendo enviados neste momento ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, monitora situação e ligou para Ibaneis para cobrar reforço de segurança. Em publicação no Twitter, Dino afirmou que haverá reforços.O

Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 8, 2023

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Araraquara, no interior de São Paulo, neste momento. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, culpou o Governo do Distrito Federal por irresponsabilidade, em publicação no Twitter - “o governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional”, disse.

Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 8, 2023

"Tomada do Poder"

Patriotas invadem Plenário do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto, em Brasília! #wknoticias pic.twitter.com/hlrtqAQCTc

— WK Notícias (@wknoticias) January 8, 2023

Nas redes sociais, um manifestante aparece com uma porta nas mãos com o nome de Alexande de Moraes, com a seguinte frase:

"A porta do Alexandre de Moraes, merece ser entregue em mãos, agora não precisa mais, vai ficar na cela'.

Veja o momento que furaram o bloqueio policial:

Acompanhe AO VIVO, neste link.