Geral Castração
CCZ de Campo Grande oferece novas vagas presenciais para castração de gatos
Medida visa combater faltas nos agendamentos e otimização do atendimento
28/11/2024 08h05
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A partir da próxima segunda-feira (02), a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande disponibilizará cinco vagas presenciais diárias para tutores específicos na castração de gatos. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, às 9h, na sede do CCZ. A medida visa enfrentar o alto índice de faltas nos agendamentos, que atualmente chega a 20% das vagas, obrigando o acesso de outros tutores ao serviço.

Atualmente, o CCZ oferece centenas de vagas mensais, com 30% delas destinadas a ONGs e protetores independentes e 70% para a população em geral. O agendamento de castração de felinos deve ser feito exclusivamente pelo site da coordenadoria, que abre as vagas todo dia 20 de cada mês. Já as castrações de cães podem ser agendadas por links disponibilizados nas redes sociais do CCZ (@ccz_cg), na recepção da coordenadoria ou com os agentes comunitários de saúde durante as campanhas de vacinação nos bairros.

Campo Grande foi uma das primeiras cidades do país a adotar o sistema de agendamento online, trazendo maior transparência e comodidade ao processo. No entanto, a coordenadora do órgão, Cláudia Macedo, destaca que as faltas nos agendamentos têm sido um problema constante, prejudicando o acesso de outros tutores ao serviço. “Tem gente que espera muito tempo na fila para conseguir uma vaga na castração, enquanto outras pessoas marcam e, no dia da cirurgia, simplesmente não aparecem. Isso é um desrespeito para o cidadão”, afirma.

A castração é um serviço totalmente gratuito, realizado na sede do CCZ, por médicos veterinários. Os tutores deixam os animais para o procedimento e retornam no dia seguinte para buscá-los.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.