Brasil Exclusão
Google exclui contas de Gmail inativas por mais de dois anos
Nova política de segurança exige que os usuários mantenham atividades nos serviços da empresa, como Gmail, YouTube e Google Drive, para evitar a perda de dados e conteúdo
29/11/2024 12h14
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Google anunciou recentemente que irá excluir contas do Gmail que permanecerão inativas por um período superior a dois anos. A medida visa agilizar o uso do armazenamento dos serviços da empresa e reforçar a segurança das contas dos usuários. Quando uma conta é considerada inativa, todos os dados e conteúdos associados ao endereço de e-mail serão apagados permanentemente.

A política se aplica exclusivamente às contas pessoais do Google, e não às contas definidas por empresas ou instituições de ensino. A empresa orienta que os usuários mantenham atividade regular em seus serviços, como enviar ou ler e-mails no Gmail, assistir a vídeos no YouTube ou usar o Google Drive, para evitar que a conta seja desativada.

De acordo com o Google, uma conta é considerada inativa quando não há interação com os produtos da empresa por mais de dois anos. Para garantir que sua conta não seja restaurada, o Google alerta os usuários a ficarem atentos às notificações enviadas pela plataforma, tanto para o e-mail principal quanto para o e-mail de recuperação, caso este tenha sido configurado.

Em caso de inatividade prolongada e exclusão de conta, o Google indica que não será possível recuperar os dados. Para verificar a possibilidade de recuperação, os usuários deverão acessar a página de recuperação de conta, onde precisarão inserir seu e-mail ou número de telefone associado e responder a algumas perguntas de segurança. Se houver uma conta recuperada, o Google recomenda que o usuário crie uma nova senha que não tenha sido usada anteriormente.

Embora o Google incentive o uso regular de seus serviços, uma conta pode ser considerada ativa mesmo sem interações diretas, desde que o usuário tenha realizado atividades como compras de produtos, serviços ou assinaturas, gerenciamento de contas secundárias como no Family Link, ou tenha itens digitais, como livros ou filmes, armazenados em sua conta.

Além disso, o Google sugere práticas de manutenção para ajudar os usuários a otimizar o espaço de armazenamento e manter suas contas no bom funcionamento. Algumas dicas incluem excluir e-mails desnecessários, remover arquivos grandes do Google Drive, ajustar as configurações de upload do Google Fotos para economizar espaço e desinstalar aplicativos e jogos que não são mais usados.

Com isso, os usuários podem evitar a perda de dados, manter suas contas do Google eficientes e garantir a segurança de suas informações pessoais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Gazeta Brasil