A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Subea), publicou nesta segunda-feira (9) no Diogrande uma lista de clínicas e hospitais veterinários credenciados para realizar a castração de cães e gatos de até 25kg. A medida visa atender à alta demanda de esterilizações e ampliar a capacidade do município de controlar a população de animais.
O valor estipulado para cada procedimento de castração é de R$ 220,00, conforme a resolução da Subea. Os procedimentos de esterilização incluem orquiectomia (castração de machos) e ovários-salpingo-histerectomia (castração de fêmeas). Ao todo, seis estabelecimentos foram credenciados: cinco clínicas e um hospital veterinário.
A lista de locais credenciados inclui:
Com a alta demanda de castrações na cidade, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conseguiu realizar 600 castrações de felinos e 200 cães por mês até 2021, mas essa capacidade era insuficiente para controlar de forma eficaz a população de animais. A expectativa com o novo programa é que, ao longo dos 12 meses de vigência do edital de credenciamento, o gasto total médio seja de R$ 1.980.000,00.
Antes de passar pela cirurgia, os animais serão avaliados clinicamente pelos técnicos da Subea, que irão realizar exames como anamnese, avaliação dos parâmetros clínicos, vacinação antirrábica e microchipagem.
Com essa ação, a Prefeitura de Campo Grande busca melhorar o manejo populacional de animais, garantindo maior controle sobre a vigilância de cães e gatos na cidade, e abrindo a possibilidade de novos credenciamentos ao longo da vigência do programa.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e acesse nossas redes sociais.