Política Emendas Pix
Lula enfrenta pressão no Congresso: impasse sobre emendas trava avanço de pautas cruciais
Desgaste entre Executivo e Legislativo expõe fragilidade na base governista
09/12/2024 16h43
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta segunda-feira (9) com os chefes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um esforço para destravar o impasse sobre as emendas parlamentares. O encontro, que também contou com a participação de Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Jaques Wagner (PT-BA), ocorre em meio a um crescente desgaste entre Executivo e Legislativo, com impacto direto na tramitação de projetos estratégicos para o governo.

A crise foi amplificada após o ministro do STF Flávio Dino rejeitar integralmente o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para revisar a decisão que liberou a execução das emendas, mas impôs novas exigências. Parlamentares demonstraram insatisfação, especialmente com a obrigatoriedade de identificação dos autores das indicações dos chamados “restos a pagar”.

Paralisação no Congresso

Enquanto aguardam o pagamento dos recursos das emendas, deputados e senadores da base governista têm sinalizado que nenhuma pauta avançará no Congresso antes de uma resolução definitiva. A incerteza já travou a discussão do pacote de revisão de gastos públicos, que inclui um PLP, um PL e uma PEC, fundamentais para a agenda econômica do Planalto.

Na semana passada, as propostas enfrentaram dificuldades para avançar, com votações apertadas e a PEC ainda estagnada na CCJ. Sem consenso, a matéria segue sem previsão de deliberação, aprofundando o clima de tensão política.

A reunião desta segunda-feira será decisiva para medir a capacidade de articulação do governo Lula e sua habilidade em reconstruir pontes com um Congresso cada vez mais dividido.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles