Um detento de 36 anos denunciou ter sido vítima de estupro coletivo por quatro companheiros de cela no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (16). A denúncia foi feita aos policiais penais, que encontraram a vítima com marcas de agressão no corpo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o homem foi imediatamente levado a um hospital da rede pública, onde passou por exames e permanece sob observação. “Como medida de praxe, o preso foi levado para um hospital da rede pública para exames e permanece sob observação”, informou o órgão em nota.
O caso foi identificado por volta da 1h, quando um policial de plantão em uma guarita do presídio notou, via rádio, uma possível ocorrência de agressão em uma das celas. Os agentes que atenderam a ocorrência retiraram a vítima do local, e o homem relatou que foi abusado sexualmente pelos outros quatro detentos, de 24, 31, 38 e 41 anos.
A direção da unidade prisional instaurou um procedimento preliminar para apurar administrativamente a ocorrência, enquanto um inquérito policial foi aberto para investigar o crime. Os suspeitos foram levados à delegacia para prestar depoimentos.
O caso gera preocupação quanto à segurança interna das unidades prisionais e levanta questionamentos sobre a proteção de direitos humanos dentro do sistema penitenciário. A investigação segue em andamento.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles