Brasil Novas regras
Novas regras exigem carimbo na casca dos ovos com validade e registro do produtor
Medida do Ministério da Agricultura entra em vigor até março de 2025 para melhorar a rastreabilidade e segurança alimentar
18/02/2025 12h13
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A partir de março de 2025, ovos vendidos sem rótulo, a granel ou em bandejas abertas deverão apresentar um carimbo na casca, com a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor. A medida foi estabelecida pela Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada em setembro de 2024, que visa aumentar a rastreabilidade e segurança dos produtos comercializados.

O prazo de adequação para os estabelecimentos que comercializam ovos a granel está prestes a vencer, gerando expectativa no setor. A tinta usada para a impressão na casca precisa ser atóxica e específica para alimentos, garantindo que o produto não seja contaminado.

Além das novas exigências para a identificação, as granjas devem seguir normas rigorosas de recepção, armazenamento, classificação e expedição dos ovos. A portaria também determina que ovos provenientes de galinhas de outras espécies tenham a origem especificada na embalagem, e que o peso médio dos ovos foi reduzido em quase 10 gramas, refletindo mudanças no mercado.

O aumento de até 40% no preço dos ovos desde janeiro, impulsionado pela alta demanda e pela restrição na oferta, foi citado como um dos fatores que motivaram a implementação dessas novas regras. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que a alta nos preços está relacionada ao consumo crescente de ovos devido ao aumento dos preços das carnes.

Com o novo regulamento, espera-se maior transparência e controle na comercialização, oferecendo ao consumidor mais informações sobre a origem e a qualidade dos ovos consumidos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.

*Com informaçoes Metrópoles