Política IPTU
Vereadores de Campo Grande rejeitam projeto de isenção de IPTU para famílias carentes de programas habitacionais
Com falta de um voto para aprovação, projeto que famílias beneficiárias de baixa renda não passa; vereadores da base de Adriane seguem orientação de Beto Avelar e votam contra a proposta
27/02/2025 12h10
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Na sessão da última quinta-feira, a Câmara Municipal de Campo Grande rejeitou o projeto de lei que garantia a isenção de IPTU para mutuários dos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida – faixa social, áreas de desfavelamento e loteamentos sociais executados pelo poder público. O projeto solicitou de 20 votos para ser aprovado, mas obteve apenas 19, ficando a um voto da aprovação.

Seis vereadores da base da prefeita Adriane Lopes, seguindo a orientação do líder Beto Avelar (PP), votaram contra a proposta. A justificativa de Avelar foi que, apesar de considerar a importância e o caráter social da medida, a proposta implicaria em renúncia de receita, o que a tornaria inviável.

Acompanharam o voto contra o projeto dos vereadores Maicon Nogueira e Professor Riverton, do PP; Leinha e Wilson Terras, do Avante; e Otávio Trad (PSD), vice-líder da prefeita.

Em contrapartida, o vereador Júnior Coringa (MDB) se posicionou a favor, criticando a decisão. “Tudo que é para o povo, não pode. A Casa vota liberada de 1,4 milhão ao consórcio e diz não ao povo lá da ponta”, declarou, em referência ao valor aprovado em outra votação que beneficiou um consórcio.

Clodoilson Pires (Podemos), autor do projeto junto com o vereador Carlão (PSB), lamentou a exclusão e destacou que a proposta, agora, poderá ser reapresentada no ano seguinte. Ele lembrou que o projeto visava beneficiar moradores com imóveis de até R$ 83 mil, que, apesar de pagarem uma parcela reduzida, enfrentaram o aumento do IPTU devido a melhorias feitas pela Prefeitura.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Investiga MS