Março começou com a quinta onda de calor atingindo o centro-sul do Brasil, mantendo temperaturas bem acima da média. Segundo a Climatempo, os termômetros devem permanecer de 5°C a 7°C acima do esperado até, pelo menos, o próximo domingo (9).
Essa onda de calor, que teve início no final de fevereiro, afeta principalmente o Sul, parte do sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A previsão indica que as temperaturas começarão a cair gradativamente apenas na segunda quinzena do mês.
No domingo (9), a chegada de uma frente fria no Rio Grande do Sul pode enfraquecer o bloqueio atmosférico responsável pela prolongada onda de calor. Isso será impulsionado por mudanças na circulação de ventos na América do Sul, permitindo a entrada de massas de ar frio.
Além disso, áreas de baixa pressão atmosférica devem formar regiões de instabilidade, trazendo chuvas volumosas para o litoral do Sul e Sudeste. Contudo, no interior dessas regiões, as precipitações só devem aumentar no final do mês.
Embora chuvas mais intensas sejam esperadas para o fim de março em partes de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, o cenário geral no centro-sul é de um mês com precipitações abaixo da média e temperaturas acima do normal, devido à falta de chuvas significativas na primeira metade do mês.
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve garantir chuvas acima da média em estados como Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. Já no Norte, as precipitações serão causadas pelo calor e alta umidade, mas sem sistemas climáticos que provoquem chuvas generalizadas ou intensas.
Enquanto isso, o Centro-Sul seguirá enfrentando calor extremo, o que reforça os alertas para os impactos climáticos no setor agrícola, no fornecimento de água e na saúde pública em todo o país.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.