Política Fusão
PP e União Brasil discutem fusão e possíveis alianças políticas
Reunião nacional será decisiva para definir rumos das siglas, incluindo impacto em Mato Grosso do Sul
13/03/2025 09h05
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Partido Progressista (PP) e o União Brasil retomaram as discussões sobre uma possível fusão, iniciativa liderada em Mato Grosso do Sul pela senadora Tereza Cristina (PP) e pela ex-deputada Rose Modesto (União). A decisão sobre o futuro das siglas poderá ser encaminhada em uma reunião convocada pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, no próximo dia 18.

O encontro, que incluirá deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais, discutirá os termos da fusão e as implicações de uma federação com o União Brasil. O objetivo é avaliar estratégias conjuntas e decidir os próximos passos.

Além da fusão, os dois partidos cogitam unir forças ao Republicanos para lançar uma alternativa política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nomes de destaque incluem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), a senadora Tereza Cristina (PP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Impacto em Mato Grosso do Sul

No estado, a possível fusão não altera os planos de apoio ao governador Eduardo Riedel (PSDB). Para o Senado, entretanto, Tereza Cristina já indicou que o PP terá um candidato, enquanto o União Brasil estuda a candidatura de Rose Modesto.

A união das siglas fortaleceria a presença na Assembleia Legislativa, somando três deputados estaduais: Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União). No âmbito federal, o PP tem um representante, enquanto o União Brasil não elegeu deputados em Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS