Política Laços com Maduro
Itamaraty anuncia que Brasil vai reabrir Embaixada na Venezuela
Bolsonaro rejeitou o regime opressor de Nicolás Maduro
20/01/2023 07h48 Atualizada há 3 anos
Por:
EUA e outros países não reconhecem Maduro como presidente

O Itamaraty anunciou, na quinta-feira, 19, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao processo de reabertura da Embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela.

Enquanto os Estados Unidos e outros países rejeitam o regime opressor de Nicolás Maduro, Lula enviou uma delegação brasileira no dia 18 na capital venezuelana para os trâmites da reabertura, cujo objetivo é “normalizar as relações” com o venezuelano.

“O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, permitindo a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diferentes temas que compõem a agenda entre os dois países”, informa a nota do Itamaraty.

Durante o governo de Jair Messias Bolsonaro, Maduro ficou proibido de entrar no Brasil e fechou a Embaixada em Caracas como forma de protesto. Agora o Ministério das Relações Exteriores afirma que o Brasil e a Venezuela compartilham laços de amizade que devem ser revitalizados, em prol da integração regional na América Latina.

Bolsonaro não reconhecia a legitimidade da governo venezuelano.