A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) dará início na próxima quinta-feira (27) à campanha de vacinação contra a Influenza, com chegada de 25.300 doses. A imunização será realizada em 74 unidades de saúde do município e priorizará os grupos de maior risco, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. A iniciativa visa reduzir os casos graves da doença, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde, que têm registrado aumento significativo na demanda por atendimentos nocivos.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da adesão da população. "No último fim de semana, tivemos mais de 4 mil atendimentos nas unidades de saúde. Com a chegada dessas doses, esperamos que todos os grupos prioritários compareçam às unidades de saúde para garantir a imunização", afirmou.
Além de fortalecer a proteção contra a Influenza, a segurança alerta para os cuidados necessários com o aumento dos casos de doenças respiratórias. “Se você apresentar sintomas de gripe, como tosse e coriza, use máscara e evite o contato próximo, especialmente com crianças e idosos”, recomendou.
Público-alvo da vacinação
A campanha de vacinação atenderá a diversos grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, profissionais de saúde, professores, e pessoas com doenças crônicas, entre outros. A primeira fase será voltada exclusivamente para esses grupos.
Eficácia e segurança
A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, enfatizou a eficácia da vacina. "Ela é a melhor estratégia de prevenção, reduzindo o risco de agravamento de doenças, internações e óbitos. É fundamental garantir uma alta cobertura vacinal", afirmou.
A SESAU alerta que, embora a vacina não previna completamente a gripe, ela reduz significativamente a gravidade dos sintomas, permitindo que, na maioria dos casos, a doença seja leve.
A campanha também oferece uma oportunidade para atualização da caderneta de vacinação, incluindo doses contra a Covid-19. A vacinação seguirá até o fim da campanha, com expectativa de novas remessas de doses para ampliar a proteção da população.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.