Mato Grosso do Sul Projeto
Projeto 'Estudantes no Controle' promove cidadania e protagonismo juvenil nas escolas de MS
Iniciativa capacita alunos para fiscalizar a gestão escolar e propõe soluções para desafios educacionais
26/03/2025 10h36
Por: Tatiana Lemes
Foto: Ewerton Gentil/SED

O projeto Estudantes no Controle, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE/MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), segue inovando ao incentivar a participação cidadã dos estudantes da rede pública estadual. Lançado nesta terça-feira (25) na Escola Estadual 26 de Agosto, em Campo Grande, a edição de 2025 conta com 160 vagas e promete mais uma competição de auditoria cívica, cidadania e ética na gestão escolar.

O objetivo do projeto é capacitar os alunos para que atuem como fiscais da administração escolar, realizando auditorias e propondo soluções para melhorar a gestão das escolas. Desde sua criação em 2018, o projeto tem sido um sucesso crescente, sendo premiado e reconhecido por fortalecer o protagonismo juvenil e fomentar a cultura do controle social.

Os estudantes que participam do Estudantes no Controle passam por diversas etapas, como oficinas de capacitação, auditorias nas escolas e elaboração de planos de ação. Ao final, as melhores equipes são premiadas com recursos para melhorias nas unidades de ensino. Este ano, a premiação será de R$ 317.250, que será distribuída entre 15 escolas com as melhores classificações.

O secretário de Educação, Hélio Daher, destacou a importância do projeto para a formação cidadã dos alunos, enfatizando que "o exercício da cidadania começa na escola". O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, ressaltou que a iniciativa visa formar futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, preparando-os para fiscalizar o uso de recursos públicos.

As inscrições para a edição de 2025 estão abertas até 9 de abril, com 160 vagas disponíveis para escolas de diversas regiões do Estado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.