Política Filiação
Azambuja tenta driblar cobrança de Bolsonaro sobre promessa de filiação ao PL
Ex-governador propõe articulação para eleger dois senadores aliados no MS
28/03/2025 08h28
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), está em uma negociação delicada com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Azambuja tenta convencer Bolsonaro a aceitar sua desistência de se filiar ao Partido Liberal (PL), compromisso assumido para garantir o apoio do ex-presidente a Beto Pereira (PSDB) na disputa pela Prefeitura de Campo Grande.

A estratégia de Azambuja para contornar a situação inclui prometer a eleição de dois senadores alinhados a Bolsonaro no estado: ele próprio e o atual senador Nelsinho Trad (PSD), que busca a reeleição. Para isso, Azambuja articula a possível filiação de Nelsinho ao PL, oferecendo a Bolsonaro um cenário político que fortaleça a “direita” no Mato Grosso do Sul.

O diálogo com Bolsonaro passa pelo senador Rogério Marinho (PL), figura-chave nas decisões do partido. Marinho, que foi responsável por negociações importantes envolvendo o PL, tem mediado as tratativas entre Azambuja e a cúpula partidária.

Entretanto, Bolsonaro já demonstrou preferência pela candidatura de Gianni Nogueira (PL) ao Senado, o que complica as articulações de Azambuja. Enquanto isso, o ex-governador usa como justificativa a indefinição sobre a fusão ou federação do PSDB, prometendo uma decisão apenas no próximo mês.

A disputa de interesses pode intensificar as tensões dentro do PL, já que as escolhas para as próximas eleições envolvem estratégias nacionais e regionais que podem impactar o fortalecimento político do partido e seus aliados.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS