Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), deixando um rastro de destruição em sua passagem. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi localizado 16 quilômetros ao norte de Sagaing, em Mianmar, e ocorreu por volta das 12h50, horário local.
Além das vítimas fatais, com pelo menos oito mortos — cinco em Mianmar e três em Bangkok, na Tailândia — o terremoto também provocou ferimentos em cerca de 50 pessoas, após um prédio em construção desabar na capital tailandesa. As autoridades da Tailândia confirmaram que tremores secundários de magnitude 6,4 ocorreram cerca de 12 minutos após o evento principal.
Moradores de várias regiões próximas ao epicentro relataram cenas de pânico. Em Yangon, um morador que preferiu não ser identificado relatou à CNN: “Sentimos o terremoto por cerca de um minuto e então corremos para fora do prédio. Vimos outras pessoas correndo para fora também. Foi muito repentino e muito forte.”
Os tremores também foram sentidos em Bangkok, onde o jornalista da CNN, que estava em seu apartamento no momento, descreveu cenas frenéticas: "Luminárias balançando para frente e para trás enquanto todos corriam para sair do prédio."
Em Chiang Mai, cidade ao norte da Tailândia, outro morador, também sem se identificar, afirmou: “Senti por cerca de dez segundos no meu quarto. Percebi que não conseguiria ficar lá dentro e corri para a rua.”
O impacto também foi registrado na China, com moradores das províncias de Yunnan e Shaanxi, localizadas na fronteira com Mianmar, relatando tremores. Em Mianmar, a queda de uma ponte que conecta Ava e Sagaing ao longo do Rio Irauádi foi registrada em vídeos que rapidamente se espalharam pelas redes sociais. A filmagem mostrou os destroços da Ponte Velha de Sagaing, que cedeu aos efeitos dos tremores.
Diante da gravidade do desastre, Paetongtarn Shinawatra, primeiro-ministro da Tailândia, convocou uma reunião de emergência. O líder estava em Phuket no momento do terremoto, mas imediatamente tomou providências para avaliar a situação. Tremores também foram sentidos em várias partes da Tailândia, incluindo as principais cidades de Bangkok e Chiang Mai.
A tragédia gerou uma onda de preocupação internacional, com autoridades de Mianmar e Tailândia tentando coordenar esforços de resgate e apoio às vítimas, enquanto o número de feridos e danos materiais pode aumentar à medida que mais informações chegam das áreas afetadas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações CNN