O último dia de março será marcado por chuvas intensas em grande parte do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas de “perigo potencial” para chuvas fortes em mais de 15 estados, destacando que a precipitação será generalizada durante o dia e a noite.
Apesar das chuvas, algumas regiões do país terão tempo firme. A faixa litorânea do Nordeste, os estados do Sudeste e do Sul, com exceção do extremo sul gaúcho, devem permanecer com sol predominante. O leste de Goiás e o Distrito Federal também devem escapar da chuva, mantendo o tempo mais estável.
A chuva será mais forte na tarde desta segunda-feira, afetando a maior parte do território nacional. Entre as capitais, apenas Florianópolis, Curitiba, Goiânia e Brasília devem ficar sem precipitações. Já à noite, a previsão indica chuvas em boa parte do Brasil, com exceção das capitais de Santa Catarina, Paraná, Goiás e do Distrito Federal, que também ficam sem chuva.
Mesmo com as chuvas, as temperaturas se mantêm elevadas. Porto Alegre, por exemplo, pode registrar uma máxima de até 36°C. Nas capitais, apenas Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília devem registrar mínimas abaixo dos 20°C.
O Inmet também prevê precipitações significativas em Mato Grosso do Sul, Goiás e grande parte da Região Norte do país, o que reforça a necessidade de atenção para possíveis alagamentos e transtornos devido à intensidade das chuvas. A recomendação é que a população siga as orientações das autoridades locais para se proteger durante esse período.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.