Pela primeira vez na história, as Forças Armadas iniciam a seleção geral para o serviço militar voluntário feminino. A partir desta quarta-feira (2), jovens mulheres alistadas para a Marinha, Exército e Aeronáutica passam pela triagem, com Brasília sendo a primeira cidade a receber as candidatas.
O processo de recrutamento segue cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação. As aprovadas ingressarão como soldado (Exército e Aeronáutica) ou marinheiro-recruta (Marinha).
São 1.465 vagas distribuídas entre Brasília e outros 28 municípios de 13 estados. Mulheres nascidas em 2007 ainda podem se alistar até 30 de junho pelo site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos.
Hoje, as mulheres representam apenas 10% do efetivo militar no Brasil, atuando, majoritariamente, nas áreas de saúde, ensino e logística. Com essa iniciativa, o Exército e a Aeronáutica ampliam o acesso feminino ao serviço militar, que até então ocorria apenas por meio de concursos para oficiais e sargentos de carreira ou seleções temporárias.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações CNN