O Departamento de Justiça dos EUA e oito Estados processaram o Google na terça-feira, 24, por monopolizar o mercado de publicidade digital. O país tem duras leis antitruste. O processo foi apresentado no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia.
Procuradores-gerais da Califórnia, Colorado, Connecticut, Nova Jersey, Nova Iorque, Rhode Island, Tennessee e Virgínia participam da ação. O Departamento de Justiça informou que busca “restaurar a concorrência nesses importantes mercados e obter alívio monetário e equitativo em nome do público norte-americano”.
O Google, maior buscador da web, possui uma ferramenta digital que os editores usam para vender anúncios e uma ferramenta de anunciantes para a compra de inventário de anúncios. Ou seja, é a empresa responsável por toda a cadeia de anúncios digitais de pesquisa do planeta.
Ad Exchange
Além disso, a Big Tech tem a maior bolsa de publicidade, a Ad Exchange — uma tecnologia que executa leilões em tempo real, para combinar compradores e vendedores de publicidade on-line.
“A queixa apresentada hoje alega um padrão generalizado e sistêmico de má conduta por meio do qual o Google buscou consolidar o poder de mercado e evitar a concorrência de mercado livre”, disse a procuradora-geral adjunta Lisa O. Monaco.
Litígio do Google
O Departamento de Justiça dos EUA já havia entrado com uma ação contra o Google por monopolizar a pesquisa de publicidade. O caso ocorreu em 2020. O litígio do Google está agendado para julgamento em setembro de 2023.
Facebook, Apple e Amazon
Outras empresas da tecnologia, como Facebook, Apple e Amazon, enfrentam ofensivas antitruste e tentativas de regulação nos EUA e em diversos outros países. Com isso, o Google responde a cinco processos movidos por autoridades dos EUA desde 2020.