Política Decisão
Riedel aguarda fusão PSDB-Podemos para definir rumo político em 2026
Governador avalia possíveis alianças enquanto tucanos de MS enfrentam prazo curto para decidir sobre transição partidária
22/04/2025 08h19
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O governador Eduardo Riedel (PSDB) acompanha com cautela os desdobramentos da fusão entre PSDB e Podemos antes de definir seu futuro político, já mirando a reeleição ao Governo do Estado em 2026. A possibilidade de uma federação com o Republicanos também está no radar, especialmente após conversas com o governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicanos), que reafirmou sua permanência na sigla.

A fusão entre PSDB e Podemos deve ser anunciada na próxima semana, mas lideranças tucanas de Mato Grosso do Sul consideram o movimento insuficiente para consolidar a força do partido no Estado. Enquanto isso, Riedel mantém diálogo com outras siglas, incluindo PSD, PL e Republicanos, para definir alianças estratégicas.

Diferentemente do governador, os 256 vereadores eleitos pelo PSDB em MS têm apenas 30 dias, após a oficialização da fusão, para mudarem de partido sem risco de perda de mandato. Após esse período, só poderão trocar de sigla na próxima janela partidária, em 2028.

Deputados estaduais e federais também aguardam as decisões de Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja, que têm papel central nas articulações políticas. Eles poderão trocar de legenda no próximo ano, durante a janela partidária, enquanto o grupo trabalha para alinhar estratégias visando o pleito estadual e federal de 2026.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Investiga MS