O diretório nacional do PSDB se reúne nesta quarta-feira (23), em Brasília, para discutir o futuro do partido diante da iminente fusão com o Podemos. A decisão repercute diretamente em Mato Grosso do Sul, onde o governador Eduardo Riedel (PSDB) condiciona sua permanência no partido à formação de uma federação com o Republicanos.
Riedel, que tem dado sinais de aproximação com o Republicanos, destacou ontem, em agenda na Capital, que definirá seu futuro político ainda neste mês. A fusão com o Podemos é vista com ceticismo por tucanos do Estado, que argumentam que a união não trará grandes avanços em termos de tempo de TV e fundo partidário, além de não garantir fortalecimento nas eleições.
Se confirmada a fusão, políticos eleitos pelo PSDB e Podemos terão 30 dias para migrarem de legenda sem perder o mandato, uma janela crucial para vereadores e deputados. Para os parlamentares sul-mato-grossenses, a definição do governador será determinante para traçar os próximos passos.
Enquanto isso, a possibilidade de filiação ao PSD, de Gilberto Kassab, também paira como uma alternativa para Riedel, que busca uma aliança mais robusta e sintonizada com sua visão política. A decisão deve moldar o cenário partidário estadual e nacional nos próximos meses.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS