Política Projetos
Câmara de Campo Grande define pautas importantes sobre segurança, saúde mental e homenagens
Votação inclui câmeras em escolas, cães de suporte emocional e renomeações de ruas
28/04/2025 09h21
Por: Tatiana Lemes
Foto: Izaias Medeiros

A Câmara Municipal de Campo Grande pautou cinco projetos de lei e um veto para votação na sessão ordinária desta terça-feira (29). Entre as propostas, está a exigência de instalação de câmeras de monitoramento em escolas municipais, mudanças em nomes de ruas, e homenagens a personalidades locais.

Uma das discussões mais aguardadas é sobre o parecer ao Projeto de Lei nº 11.555/25, que prevê a instalação de câmeras de segurança em todas as escolas municipais da capital. A medida, apresentada pelos vereadores André Salineiro e Rafael Tavares, tem como objetivo reforçar a segurança no ambiente escolar e em suas proximidades. A votação desta terça decidirá apenas a continuidade da tramitação do projeto.

Outro destaque é o veto parcial ao Projeto de Lei nº 11.399/24, que assegura às pessoas com transtornos mentais o direito de ingressar e permanecer em locais públicos acompanhadas de cães de suporte emocional. O veto refere-se ao artigo que previa multa a ser definida pelo Executivo. O projeto é de autoria do vereador Ronilço Guerreiro.

A sessão também analisará projetos que homenageiam figuras marcantes de Campo Grande. Entre eles, está a proposta de alteração do nome de um trecho da Rua Monsenhor, no Jardim Aero Rancho, para Rua Vereador Edson Shimabukuro, como forma de honrar o engenheiro e ex-vereador falecido em 2023.

Outros pontos em pauta incluem a denominação da Praça Humberto de Alencar, em homenagem ao educador e defensor dos direitos humanos, e a criação do Dia Municipal dos Aventureiros, para valorizar o programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Além das votações, a sessão terá a participação de Mário de Freitas, coordenador do Fórum das Entidades de Assistência Social. Ele usará a Tribuna para discutir o impacto do veto ao projeto que regulamenta a destinação de R$ 8,7 milhões em investimentos sociais, tema sensível às instituições da cidade.

A sessão promete debates intensos e decisões que podem influenciar diretamente a vida dos moradores da capital sul-mato-grossense.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.