Política Articulação
Governadores articulam pacto de centro-direita para derrotar Lula em 2026
Caiado, Zema e Ratinho Júnior unem forças e criticam governo em evento do agronegócio
29/04/2025 11h29
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Durante a 90ª Expozebu, em Uberaba (MG), os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR) defenderam a formação de um pacto de centro-direita para apoiar um único candidato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A proposta busca consolidar uma alternativa competitiva após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL).

“Em 2026, a centro-direita chegará ao comando dessa nação. Qualquer um de nós que for ao segundo turno terá o apoio dos demais”, garantiu Caiado, único dos três que já oficializou sua pré-candidatura.

Zema adotou tom crítico ao governo federal, afirmando que o objetivo é “tirar esse governo que persegue quem produz e trabalha”. Ratinho Júnior, por sua vez, optou por exaltar as gestões estaduais, evitando ataques diretos ao presidente Lula.

A articulação também inclui nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como potencial candidato pela direita. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, reforçou a abertura para alianças com outros nomes do campo conservador.

O evento reuniu lideranças do agronegócio e do Centrão, como o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), além dos ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo Cunha (PRD-SP). A união de forças busca garantir um cenário favorável para a oposição em 2026.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Jovem Pan