Além de palestras para alunos, a Vigilância Sanitária Estadual capacitou equipes municipais para atuarem como multiplicadoras das ações de prevenção
Com foco na prevenção ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Vigilância Sanitária de Paranaíba, promoveu neste mês de abril palestras educativas destinadas a estudantes e profissionais da saúde e da educação.
A ação reuniu mais de 400 participantes na Fipar (Faculdades Integradas de Paranaíba), abordando os riscos do uso de cigarros eletrônicos e dispositivos similares. O tema também foi pauta de palestra direcionada aos profissionais da saúde e da educação, abordando os impactos socioeconômicos do consumo de produtos fumígenos e cigarros eletrônicos e estratégias de ação preventiva na comunidade.
As ações integram a estratégia estadual de enfrentamento ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar, fortalecendo a fiscalização e as atividades de educação em saúde em todo o Estado.
Riscos à saúde
Além de proteger a saúde dos sul-mato-grossenses, a prevenção gera impactos econômicos positivos. A SES também incentiva a participação da sociedade, disponibilizando canais para denúncias anônimas sobre a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos, como o 136 (Ouvidoria do SUS) e o 151 (Procon).
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Divulgação