Política Impeachment
Deputado Sanderson protocola pedido de Impeachment contra Lula
Petista afirmou que Impeachment de Dilma Roussef foi "golpe de estado"
27/01/2023 08h57 Atualizada há 3 anos
Por:
Sanderson (PL-RS) acusa Lula por crime de responsabilidade

Há menos de 30 dias de mandato, Lula (PT) tem o primeiro pedido de impeachment protocolado na Câmara dos Deputados. O autor da ação é o deputado Sanderson (PL-RS) que acusa o petista por crime de responsabilidade “ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um ‘golpe de Estado’, Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal”.

O parlamentar refere-se à ao discurso de Lula durante viagem à Argentina, na segunda-feira:

“Vocês sabem que depois de um momento auspicioso, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado e derrubou a companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República no Brasil”.

Sanderson, defende que a afirmação do mandatário é grave e deve ser julgada de forma dura pelo Congresso Nacional, pois Dilma foi destituída da presidência após todos os trâmites que constam na Constituição Federal e o longo processo no qual ela teve amplo direito de defesa.

A sessão do Senado que a cassou foi presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski, que na época era presidente do Supremo Tribunal Federal, como manda a Constituição.

“Situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”, concluiu o deputado.