Geral Cursos
Campo Grande inicia temporada de cursos gratuitos para impulsionar economia criativa e qualificação profissional
Prefeitura oferece oficinas e capacitações em artesanato e gastronomia, com foco em jovens e mulheres que buscam inserção no mercado de trabalho
07/05/2025 10h34
Por: Tatiana Lemes
Foto: Divulgação/PMCG

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), deu início nesta semana à temporada de cursos e oficinas que visam incentivar a economia criativa e o empreendedorismo local. O objetivo da iniciativa é fomentar a geração de renda, por meio da valorização dos talentos e saberes da comunidade, oferecendo oportunidades de capacitação para quem deseja ingressar ou se destacar no mercado de trabalho.

A programação de cursos e oficinas gratuitas abrange áreas como artesanato e gastronomia. A parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) fortalece as ações voltadas à capacitação no setor gastronômico. Um exemplo do impacto imediato dessas ações é a oficina de ‘Decoração em Flores de Papel’, que aconteceu no Bairro Arnaldo Estevão Figueiredo, promovendo uma nova perspectiva de trabalho no setor de decoração de festas e eventos.

Jane Arguello, servidora responsável pela atividade, destacou a importância das capacitações, que são especialmente voltadas para jovens e mulheres em busca de qualificação profissional. “Começamos hoje as nossas capacitações, que são voltadas principalmente para jovens e mulheres que buscam uma oportunidade de qualificação para ingressar ou se fortalecer no mercado de trabalho”, explicou.

Além das oficinas realizadas, a programação de gastronomia promete uma série de cursos, como ‘Atendimento e Encantamento de Garçons’, ‘Gestão Operacional de Bares e Restaurantes’, ‘Batidas e Coquetéis’, ‘Higiene na Manipulação de Alimentos’, entre outros temas. As aulas presenciais acontecerão em diversas regiões da cidade, com foco nos corredores comerciais e gastronômicos, de modo a atender a demanda local e preparar os profissionais para um mercado competitivo.

Ademar Silva Junior, titular da Semades, enfatizou que os cursos foram escolhidos com base na demanda identificada no mercado de trabalho. “Buscamos selecionar cursos e capacitações que vêm ao encontro do mercado de trabalho, de áreas onde identificamos que procura de mão-de-obra e serviços. Se temos mão-de-obra qualificada, ganha o empregado, que poderá ter uma renda melhor, e o empregador, que terá funcionários preparados para atender ao público”, afirmou.

Os interessados em participar das capacitações devem ficar atentos às redes sociais da Prefeitura, onde serão divulgadas as datas e vagas disponíveis para as próximas turmas. A ação visa não aprimorar as habilidades da população, mas também fortalecer a economia local e abrir novas oportunidades para os cidadãos de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.