Mato Grosso do Sul Mias Social
Mais Social: Iniciativa do Governo de MS combate a extrema pobreza e transforma vidas
Cartões liberados pelo programa já garantem alimentação e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social
13/05/2025 10h23
Por: Tatiana Lemes
Foto: Álvaro Rezende

Na quinta-feira (8), enquanto o IBGE anunciava os números do índice Gini, que apontam a diminuição da desigualdade social em Mato Grosso do Sul, Alice Cano Ferreira foi uma das primeiras a receber o cartão do programa Mais Social, uma iniciativa do Governo do Estado que vai de casa em casa para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Alice, moradora do bairro Los Angeles, compartilhou sua felicidade ao ser contemplada: "Hoje entraram em contato para liberar o cartão. Vai me ajudar bastante. vou fazer minha comprinha para casa, para minha família. Estou muito feliz pelo meu benefício", declarou.

O programa Mais Social, que faz parte da busca ativa, tem como objetivo erradicar a extrema pobreza em Mato Grosso do Sul. Desde o início da operação em março, mais de 2,1 mil visitas foram realizadas nos 79 municípios do Estado, identificando famílias em situação de vulnerabilidade. Alice e outras pessoas, como Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão, moradora do bairro Dom Antônio Barbosa, também receberam o auxílio. Ana Cláudia, que está aguardando um benefício do INSS e não possui salário fixo, expressou sua gratidão: "Estou agradecendo porque vai me ajudar muito. Não tenho salário nenhum e estou na fila do INSS", disse.

O programa Mais Social oferece um auxílio financeiro mensal de R$ 450, que pode ser utilizado para a compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza, higiene e itens essenciais para a vida diária. Produtos como bebidas alcoólicas e produtos à base de tabaco são expressamente proibidos. Com isso, o programa busca garantir segurança alimentar e qualidade de vida às famílias em situação de extrema pobreza, além de promover oportunidades de estudo, qualificação e emprego.

De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, o uso de georreferenciamento tem sido essencial para identificar aquelas pessoas que estavam invisíveis para o poder público e desprovidas de programas sociais. Ela afirmou que a meta é erradicar a extrema pobreza ainda neste ano e, em 2025, Mato Grosso do Sul poderá ser o primeiro estado do país a alcançar esse objetivo. "Queremos ainda em 2025 poder dizer que Mato Grosso do Sul será o estado do País a erradicar a extrema pobreza", afirmou Cozzolino.

A superintendente do programa, Andressa Farias, explicou que os beneficiários recebem o cartão abastecido com os primeiros R$ 450, bastando desbloqueá-lo para começar a utilizar o benefício. "Eles podem fazer as compras do mês e garantir o que é necessário para suas famílias", concluiu Andressa.

Com o Mais Social, o Governo de Mato Grosso do Sul um passo importante no combate à extrema pobreza, não oferecendo uma ajuda financeira, mas também garantindo dignidade e condições de vida para milhares de famílias em todo o Estado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.