O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), implementou duas iniciativas estruturantes: o programa Criança na Creche, voltado para mães trabalhadoras, e o Recomeços, destinado a vítimas de violência doméstica.
No Criança na Creche, mães “solo” com filhos de até 3 anos e 11 meses, inscritas no programa Mais Social, poderão receber até R$ 600 mensais para custear creches particulares regularizadas. O benefício tem como objetivo permitir que essas mulheres trabalhem ou estudem com tranquilidade, garantindo a segurança das crianças. Um adicional de R$ 300 mensais será concedido às mães que retornarem aos estudos, seja no ensino regular ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Já o Programa Recomeços oferece suporte financeiro às mulheres que deixam a Casa Abrigo para Mulheres. Elas podem receber até 4 salários mínimos para mobiliar um imóvel e 1 salário mínimo por mês, durante seis meses, prorrogáveis. Dependentes menores de 18 anos de vítimas de feminicídio também podem ser beneficiados, com encaminhamento diretamente pela Sead.
Com essas ações, o governo estadual busca promover a mobilidade social e combater a vulnerabilidade econômica, oferecendo caminhos para educação, trabalho e dignidade às mulheres e suas famílias.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.