Pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Ranking mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia em todos os cenários pesquisados para as eleições presidenciais em Mato Grosso do Sul. Em todas as simulações, Lula fica atrás dos principais concorrentes, indicando uma rejeição alta e dificuldade para reverter o quadro no estado.
No primeiro cenário, Jair Bolsonaro (PL) aparece com ampla vantagem, liderando com 44% das intenções de voto, enquanto Lula registra apenas 22%. Ratinho Jr. (PSD), Ciro Gomes (PDT) e Ronaldo Caiado (União Brasil) aparecem com índices muito inferiores.
Quando a pesquisa avalia Michelle Bolsonaro (PL) contra Lula, a ex-primeira-dama lidera com 34,3%, deixando Lula com 24,1%. Já no cenário com Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele lidera com 30%, enquanto Lula aparece com 26%.
Além dos cenários de primeiro turno, as simulações de segundo turno confirmam a vantagem dos adversários sobre Lula. Jair Bolsonaro venceria o presidente por 68% a 32%; Michelle Bolsonaro, por 65% a 35%; e Tarcísio, por 58% a 42%. Até Ratinho Jr. superaria Lula em um eventual segundo turno, com 55% contra 45%.
A pesquisa também revela que Lula é o candidato mais rejeitado entre os sul-mato-grossenses, com 38% dos entrevistados afirmando que não votariam nele, número muito superior ao de Bolsonaro, que tem 17,4% de rejeição.
Esses dados evidenciam a dificuldade do presidente Lula para conquistar apoio no estado e o favoritismo dos candidatos do PL e aliados, reforçando o desafio do petista para tentar reverter o cenário eleitoral em Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.