A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) abre, nesta sexta-feira (30), novas vagas para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como "Novo RG". São disponibilizadas 2.100 vagas diárias, sendo 800 para Campo Grande e 1.300 para os demais 78 municípios do estado.
Os agendamentos devem ser realizados pelo site oficial da Sejusp (servicos.sejusp.ms.gov.br). Para casos de urgência, em que o agendamento online não seja possível, é recomendada a busca por um posto de identificação para verificar a possibilidade de encaixe, mediante comprovação de necessidade.
Em 2024, o estado emitiu 288.766 carteiras, um crescimento de 70,14% em relação a 2023. Apesar disso, a alta demanda esbarra em um dado preocupante: entre janeiro e outubro, 59 mil pessoas não compareceram às datas agendadas, gerando uma média de 630 ausências diárias.
Para emitir o "Novo RG", é necessário agendar pelo site da Sejusp, escolher o posto de atendimento, data e horário, e apresentar na data marcada:
Documentos obrigatórios: CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento/Divórcio.
Documentos opcionais: Título de Eleitor, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, entre outros.
O prazo de validade do documento varia conforme a idade do titular: 5 anos (0 a 12 anos), 10 anos (12 a 60 anos) e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
A Sejusp reforça a importância de cancelar o agendamento caso não seja possível comparecer, evitando o desperdício de vagas e otimizando o atendimento para quem necessita.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.