O novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já definiu pelo menos três nomes para o conselho de administração da companhia: Josué Gomes, Eduardo Moreira e Suzana Khan.
Josué Gomes é o atual presidente da Fiesp e tem chances de assumir a presidência do conselho da estatal. Ele trava uma batalha com o antecessor, Paulo Skaf, pelos rumos da federação.
Anteriormente ele já tinha sido cotado pra assumir um ministério no governo Lula (PT), mas negou o convite.
Eduardo Moreira é palestrante, dramaturgo e consultor de investimentos. Ex-banqueiro, ele trabalhou no alto escalão do Banco Pactual até 2009. É formado em engenharia e economia.
A engenheira Suzana Khan também estará na lista do MME para a Petrobras. Ela é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora executiva do projeto fundo verde.
Outros dois nomes da lista serão escolhidos por headhunter, como mandam as regras do processo. A seleção já está em curso.
O sexto nome é o do próprio Prates, que estará na lista dos oito indicados para ocuparem uma das cadeiras da União no conselho. Há ainda outros dois nomes que também constarão na lista mas ainda não foram revelados.
Hoje a União tem 6 cadeiras entre os 11 conselheiros. A última cadeira é de uma representante dos trabalhadores da Petrobras.