Geral Golpe
Governo alerta sobre golpe envolvendo foto de Eduardo Riedel e pede cautela à população
Criminosos usaram dados do governador para fraudes; Operação Porta 67 desarticula esquema em Mato Grosso
04/06/2025 08h14
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (3), um alerta à população sobre um golpe que utiliza a foto do governador Eduardo Riedel (PSDB) em um perfil comercial no WhatsApp, com DDD 31, para pedir dinheiro. A administração estadual orienta que os cidadãos não realizem doações ou transferências e informa que as medidas cabíveis já foram tomadas.

A fraude está relacionada ao golpe da portabilidade telefônica, alvo da Operação Porta 67, deflagrada ontem (3) pela Polícia Civil de Mato Grosso. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande, desarticulando um grupo criminoso que utilizava acessos internos de operadoras de telefonia, logins legítimos e chips descartáveis para cometer os crimes.

As investigações tiveram início em maio de 2023, após Riedel ser vítima do golpe, que resultou na transferência fraudulenta de sua linha telefônica para outra operadora. O inquérito, inicialmente conduzido pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, foi transferido para o Mato Grosso, onde os crimes de estelionato tentado e associação criminosa seguem em apuração, com penas previstas superiores a seis anos de reclusão.

O governo reforça a importância de a população redobrar a atenção e denunciar tentativas de golpe às autoridades competentes.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.