Política Articulação
Vander articula frente pró-Lula com Simone Tebet e Fábio Trad e defende candidatura única ao Senado
Novo presidente do PT em MS busca consenso no grupo político para evitar disputa interna e fortalecer reeleição de Lula
08/07/2025 08h48
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O deputado federal Vander Loubet, novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul, iniciou sua gestão com dois objetivos centrais: garantir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conquistar uma vaga no Senado para o grupo político aliado ao Palácio do Planalto.

Pré-candidato ao Senado, Vander avalia que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), também surge como nome forte dentro do grupo lulista para disputar o mesmo cargo. No entanto, ele descarta a possibilidade de ambos entrarem na disputa. “Precisamos construir um critério. Não pode ter duas candidaturas. Ou eu, ou ela. Vamos construir uma estratégia baseada em pesquisa e avaliar da forma mais consciente”, disse, ao defender a união do campo democrático em torno da reeleição de Lula.

Para isso, o petista articula reuniões com a bancada e o diretório estadual do PT junto com a ministra Simone Tebet, a fim de alinhar um projeto político coeso. Simone, por sua vez, já sinalizou que pode concorrer novamente ao Senado, caso o pedido venha diretamente do presidente Lula, mas afirmou que só tomará uma decisão definitiva em outubro deste ano.

Outra frente da articulação de Vander envolve o ex-deputado federal Fábio Trad, que recentemente deixou o PSD e está sem partido. O dirigente petista pretende refazer o convite para que Trad se filie ao PT, cogitando lançá-lo ao Governo do Estado ou a uma das vagas na Câmara dos Deputados.

“Antes de tudo, é um momento de construção interna para combater o fascismo e ampliar o campo democrático de apoio ao presidente Lula, com Simone, Fábio e todos interessados neste projeto”, reforçou Vander.

Fábio Trad, atualmente nomeado em cargo técnico na Embratur, ainda não confirmou filiação, mas já declarou apoio público à reeleição de Lula.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Investiga MS