Política Reforma
Após economizar R$ 20 milhões, Adriane avança com reforma administrativa para destravar obras em Campo Grande
Prefeita envia à Câmara pacote fiscal com teto de gastos, leilão de pagamentos e foco em financiamentos para pavimentação e infraestrutura
08/07/2025 10h50
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A prefeita Adriane Lopes (PP) deu início a uma nova fase da reforma administrativa de Campo Grande nesta terça-feira (8), ao enviar à Câmara Municipal um pacote de medidas com foco no equilíbrio fiscal e na captação de recursos para obras de infraestrutura em toda a cidade. A movimentação ocorre após um corte de R$ 20 milhões em despesas operacionais, promovido desde o início do ano.

As medidas têm como objetivo preparar o município para aderir a programas federais como o PEF (Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal) e o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal, destravando financiamentos estratégicos para pavimentação, recuperação de vias e investimentos em todas as regiões da Capital.

Entre as ações previstas estão a implantação de um teto de gastos, limitando o crescimento das despesas à inflação, centralização financeira e a criação do leilão de pagamentos — mecanismo que permite à prefeitura obter descontos junto a fornecedores, aumentando a eficiência no uso dos recursos públicos.

Segundo a administração, essas medidas serão analisadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, impactando diretamente na Capacidade de Pagamento (Capag) do município — uma espécie de score fiscal que define a possibilidade de Campo Grande receber novos financiamentos.

Estamos fazendo o que precisa ser feito pela cidade. Com responsabilidade e planejamento, essas ações nos preparam para um novo momento de crescimento, garantindo obras e melhorias para a população”, destacou Adriane.

A atual fase da reforma já gerou 30% de economia nos cofres municipais, com cortes em gastos com pessoal, aluguéis, combustível e outras despesas operacionais. A expectativa da prefeita é de que o novo pacote aumente ainda mais a economia e viabilize recursos federais, consolidando Campo Grande como uma cidade com capacidade de investimento.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Midiamax