Senado Federal Senado Federal
Marcio Bittar afirma que Brasil se aproxima de regimes autoritários
Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (8), o senador Márcio Bittar (União-AC) afirmou que a declaração de apoio do presidente dos Estados...
08/07/2025 18h46
Por: WK Notícias Fonte: Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (8), o senador Márcio Bittar (União-AC) afirmou que a declaração de apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro confirma que o governo brasileiro está se afastando das democracias e se aproximando de regimes autoritários.

Para Bittar, a fala do presidente norte-americano mostra que a comunidade internacional reconhece que o governo brasileiro está tentando eliminar adversários políticos.

— Mesma prática da Venezuela, de todos os países autoritários do mundo. O Brasil caminha na contramão dos regimes democráticos. Ter o presidente dos Estados Unidos, a maior potência econômica, do nosso lado é, sim, motivo de orgulho para nós — disse.

O senador alegou que há um "desequilíbrio institucional" no país, com interferência do Estado sobre as liberdades individuais e restrições ao direito de propriedade, por exemplo. Criticou a legislação aplicada no campo, especialmente para os produtores rurais na Amazônia, e avaliou que empreendedores têm enfrentado dificuldades para manterem sua atividade econômica.

— Qual é o sistema que toma 80% da propriedade rural e, além de não indenizar, ainda faz com que o proprietário se responsabilize por ela, civil e criminalmente? Onde está a liberdade econômica? Sobre os 20% que sobram, qualquer coisa que o proprietário queira fazer, primeiro tem que perguntar se o Estado brasileiro autoriza. O sistema que faz isso, que eu saiba, é o sistema comunista. Não é aqui — declarou.