Política Impasse
Motta mantém pressão e deixa Haddad sem acordo sobre IOF após reunião em Brasília
Presidente da Câmara diz que encontro foi “tranquilo”, mas impasse com o governo Lula sobre aumento do imposto continua sem solução
09/07/2025 10h01
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A tentativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de costurar um acordo com o Congresso sobre o aumento do IOF terminou sem avanço. Em reunião realizada na noite de terça-feira (8), na residência oficial da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o diálogo foi retomado, mas não houve entendimento.

“Foi uma reunião tranquila. Retomada do diálogo. Não houve acordo. Agora é seguir conversando e encontrar um caminho”, declarou Motta nesta quarta-feira (9), sinalizando que a resistência à medida do governo federal continua firme entre os parlamentares.

O encontro contou também com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (SRI), e do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. Esta foi a primeira conversa direta entre Haddad e Motta após a derrubada, pelo Congresso, do decreto presidencial que aumentava as alíquotas do IOF.

Um dos ministros presentes, que preferiu não se identificar, avaliou que “a reunião foi boa, mas todos os lados precisam desdobrar”, indicando que a tensão segue nos bastidores, mesmo com o tom diplomático adotado publicamente.

O governo Lula agora enfrenta o desafio de buscar alternativas para manter o equilíbrio fiscal, após o revés imposto pelo Congresso, que barrou a tentativa de aumentar a carga tributária em meio ao desgaste popular. Motta, por sua vez, reforça seu protagonismo na defesa dos interesses da Câmara e na resistência a medidas impopulares.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles