Saúde Exames
Campo Grande terá exame genético gratuito para detectar câncer pelo SUS
Casa Rosa será pioneira em MS com serviço voltado a pacientes com histórico familiar de câncer de mama e ovário, ainda neste semestre
09/07/2025 13h41
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A Casa Rosa anunciou, nesta terça-feira (8), que passará a oferecer, de forma inédita em Mato Grosso do Sul, exames genéticos para detecção precoce do câncer hereditário de mama e ovário pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço será totalmente gratuito e deve ser implantado ainda neste segundo semestre em Campo Grande.

Atualmente, apenas os estados de Goiás e o Distrito Federal realizam esse tipo de exame de maneira estruturada dentro do SUS. Com o novo serviço, Campo Grande se tornará referência no atendimento de pacientes com histórico familiar de câncer, oferecendo testes genéticos para identificar mutações como BRCA1 e BRCA2, com potencial de salvar vidas por meio do diagnóstico precoce.

Segundo o vereador e médico mastologista voluntário da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha, o serviço será inicialmente direcionado a pacientes que apresentarem histórico familiar da doença. “Estamos em fase final de implantação para que o exame genético esteja disponível na Casa Rosa ainda neste segundo semestre. Será um marco para o SUS em nosso estado, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado integral. Esse é o modelo de saúde pública que defendemos: humano, acessível e resolutivo”, destacou.

A Casa Rosa já é referência nacional em agilidade e humanização no atendimento. Durante o Congresso Brasileiro de Mastologia 2025, realizado no Rio de Janeiro, o modelo adotado em Campo Grande foi apresentado como case de sucesso, sendo reconhecido por oferecer consultas, exames e biópsias em um mesmo espaço, o que agiliza o diagnóstico e o início do tratamento.

Desde sua inauguração, em 2021, a Casa Rosa já realizou mais de 10 mil atendimentos especializados, com 201 casos confirmados de câncer de mama. Também foram feitos mais de 2,3 mil ultrassonografias, 1,4 mil biópsias de mama e 60 cirurgias, consolidando-se como um centro de referência em saúde da mulher em Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.