Política Pobreza
Riedel promete zerar a pobreza extrema até 2026 e destaca papel da Defensoria Pública
Durante reunião nacional de defensores públicos em Campo Grande, governador afirma que busca ativa já está em andamento para localizar e atender famílias vulneráveis
25/07/2025 09h01
Por: Tatiana Lemes
Foto: Bruno Rezende

Durante a abertura da 99ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada nesta quinta-feira (25) em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou um compromisso ousado: erradicar a pobreza extrema em Mato Grosso do Sul até o fim de seu mandato, em 2026.

Riedel afirmou que a meta está inserida nos quatro pilares que norteiam sua gestão — desenvolvimento, sustentabilidade, tecnologia e inclusão social. “Não adianta crescermos 6% ao ano se deixarmos uma parte da população à margem. A busca ativa já está em campo, e a diretriz é clara: acabar com a pobreza extrema até 2026”, garantiu.

O governador ainda destacou a importância da Defensoria Pública nesse processo, classificando a instituição como “parceira fundamental” na garantia de direitos das pessoas mais vulneráveis. “Temos uma relação harmônica com a Defensoria e reconhecemos sua competência e contribuição firme nesse desafio social”, pontuou.

O evento reúne representantes das defensorias dos 26 estados e do Distrito Federal e tem como foco o fortalecimento do acesso à justiça e a avaliação de indicadores, estratégias e experiências que possam melhorar os serviços oferecidos à população vulnerável.

Pedro Paulo Gasparini, defensor público-geral de MS, elogiou a atuação do governo estadual no combate à pobreza, ressaltando o trabalho conduzido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead). “O Estado tem recebido grandes investimentos, está na Rota Bioceânica, mas não deixa de olhar para os que mais precisam”, disse.

Já a presidente do Condege, Maria Luziane Ribeiro Castro, reforçou que Mato Grosso do Sul é referência nacional. “Há um compromisso visível com as políticas públicas. Quando investimos na Defensoria, estamos investindo em quem mais precisa”, afirmou.

O encontro segue com pautas técnicas e institucionais até esta sexta-feira, marcando mais um momento de integração entre os estados e de valorização do papel social da Defensoria Pública no Brasil.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Midiamax