Política Apoio
Riedel aposta na Ásia para turbinar exportações de MS com apoio da Rota Bioceânica
Governador parte para missão internacional com promessa de atrair investidores e ampliar mercados para produtos sul-mato-grossenses
01/08/2025 11h53
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O governador Eduardo Riedel inicia nesta segunda-feira (4) uma agenda estratégica de dez dias pela Ásia, com passagens pela Índia, Japão e Singapura. A missão internacional tem como foco central consolidar Mato Grosso do Sul como plataforma logística de exportação e abrir novas portas para os produtos do Estado, de olho na operação da Rota Bioceânica, prevista para 2027.

Riedel será acompanhado pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck, em reuniões com grupos corporativos que já demonstraram interesse no potencial industrial e logístico de Mato Grosso do Sul. A agenda inclui também articulações para ampliar os mercados de celulose, carnes, grãos e minérios produzidos no Estado.

“O interesse estrangeiro em nossa produção é crescente, mas a Rota Bioceânica será o diferencial. Reduziremos o tempo e o custo do transporte marítimo, tornando nossos produtos mais competitivos em todo o mercado asiático”, destacou o governador.

Atualmente, o Japão já é um dos principais destinos da celulose, carnes, soja, milho e açúcar sul-mato-grossenses. A Índia mantém relações comerciais com foco em celulose e óleo vegetal, enquanto Singapura importa carnes e derivados de soja.

Com a nova rota ligando o Brasil ao Pacífico via Paraguai, Argentina e Chile, o transporte marítimo para o continente asiático poderá ser reduzido em até duas semanas, gerando economia de frete e maior agilidade no escoamento da produção.

Riedel retorna ao Brasil no dia 14 de agosto e espera voltar com novos acordos, investimentos e rotas comerciais na bagagem.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Primeira Página