A senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), foi vaiada na noite de sexta-feira (1º), durante o show da banda Roupa Nova em Campo Grande. Ao tentar interagir com os músicos no palco do evento Simplesmente Roupa Nova, realizado no Ondara Buffet, a parlamentar foi interrompida por vaias do público, em um episódio que expôs o desgaste de sua imagem entre antigos aliados.
Soraya, que foi eleita em 2018 na onda do ex-presidente Jair Bolsonaro, viu sua base ruir após o rompimento com o bolsonarismo e as críticas públicas que passou a fazer à condução do governo, especialmente durante a pandemia. Ela defendeu o isolamento social, a vacinação em massa e se posicionou contra o “tratamento precoce”, o que a afastou do eleitorado conservador que a elegeu.
Em nota divulgada após o constrangimento, a senadora afirmou que vive-se um tempo de "radicalismo e intolerância até mesmo em espaços de cultura e lazer". Disse que havia sido convidada pela produção do show para fazer uma pergunta como fã e não como senadora, e lamentou que o momento de celebração tenha sido contaminado por manifestações políticas.
“Infelizmente, vivemos tempos em que o radicalismo e a intolerância tentam se impor até mesmo nos momentos mais simples. Mas sigo firme, trabalhando pelo Mato Grosso do Sul e defendendo o respeito às diferenças — inclusive àqueles que pensam diferente de mim”, afirmou.
Ao ser vaiada no palco, Soraya reagiu com a frase: “Está tudo certo, a gente vive numa democracia”. Ela só conseguiu concluir sua pergunta — sobre a música Coração Pirata, tema da novela Rainha da Sucata — após intervenção dos integrantes da banda, que pediram respeito para que ela pudesse se manifestar.
O episódio reforça o ambiente de polarização que ainda domina o debate político no Brasil e evidencia o impacto das mudanças de posicionamento político, principalmente quando envolvem figuras que um dia já estiveram no centro da base bolsonarista.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax