O Tocantins segue firme em seu projeto de internacionalização do turismo e marcou presença em mais uma edição do Meeting Brasil – América do Sul, realizada nos dias 4 e 5 de agosto, nas cidades de Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai), respectivamente. O evento é uma das principais rodadas de negócios e promoção do Brasil no exterior, reunindo operadores de turismo, agências, imprensa especializada e representantes diplomáticos.
Durante os encontros, o Tocantins apresentou seus principais atrativos turísticos — Palmas e o distrito de Taquaruçu, o Jalapão, as Serras Gerais, o Parque Estadual do Cantão e a Ilha do Bananal — encantando o público internacional com a diversidade de experiências sustentáveis e autênticas oferecidas pelo Estado.
Para o secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho, a participação em eventos como esse é estratégica para consolidar o Estado como destino internacional:
“Temos um destino consolidado no Brasil e, agora, buscamos nos firmar no mercado internacional. O público europeu e sul-americano procura exatamente o que temos: natureza, segurança, originalidade e experiências únicas. Esse trabalho é fruto da visão do governador Wanderlei Barbosa, que tem investido fortemente na promoção dos nossos destinos e na estruturação do setor”, destacou o secretário.
Além dos contatos comerciais estabelecidos com operadores de turismo dos dois países, o Tocantins também contou com o apoio das embaixadas brasileiras. Em Assunção, o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, reforçou o potencial do Estado:
“O Tocantins é um Estado ímpar no Brasil. Nós sabemos disso, e o tanto que ele tem a mostrar é um convite para todos que ainda não conhecem suas belezas. Que sejam realizados bons negócios aqui e que se possa atrair muitos turistas. O Paraguai é um mercado forte, entre os cinco maiores emissores de turistas para o Brasil”, destacou o embaixador.
Já em Montevidéu, o conselheiro da Embaixada do Brasil no Uruguai, João Paulo Tavares Fernandes, deu as boas-vindas à equipe e reforçou o apoio institucional à promoção do Estado:
“Em nome do embaixador, dou aqui as boas-vindas e contem sempre conosco, com a Embaixada do Brasil no Uruguai, para ajudá-los a divulgar o Tocantins, que é um Estado com muitas belezas naturais, como o senhor vinha me contando”, frisou.
A participação do Tocantins no Meeting Brasil – América do Sul é mais uma etapa da estratégia de internacionalização conduzida pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com operadores e instituições. O objetivo é inserir o Estado nas principais vitrines do turismo mundial, ampliando sua visibilidade, atraindo investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo regional.
Meeting Brasil – América Latina
Com foco na atração de investimentos e no fortalecimento do fluxo de turistas estrangeiros — especialmente da América Latina — o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participa de mais uma importante ação internacional: o Meeting Brasil.
A comitiva tocantinense, liderada pelo secretário Hercy Filho, integra a programação entre os dias 4 e 13 de agosto, com agendas em cinco países estratégicos para o turismo brasileiro: Assunção (04/08), Montevidéu (05/08), Santiago (07/08), Córdoba (11/08) e Bogotá (13/08). A missão inclui encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, companhias aéreas, autoridades locais e imprensa especializada.
O Meeting Brasil é uma das principais plataformas de promoção turística do país no exterior. O evento conecta destinos, hotéis, serviços e atrativos brasileiros a operadores internacionais, promovendo rodadas de negócios (B2B), reuniões estratégicas e parcerias que estimulam a venda direta de pacotes turísticos ao Brasil.
Além de divulgar as belezas naturais e a infraestrutura do Estado, a presença do Tocantins no evento reforça o compromisso da gestão em consolidar o Estado como destino internacional competitivo e sustentável. A iniciativa fortalece a imagem do Tocantins no cenário global, ampliando as oportunidades de negócios e o alcance dos destinos turísticos tocantinenses no mercado latino-americano.