Política Projetos
Assembleia Legislativa vota projetos sobre direitos sociais, saúde e estrutura do Judiciário nesta quinta-feira
Pautas incluem reconhecimento de doenças, apoio à Defensoria Pública e criação de cargos no TJ-MS
14/08/2025 08h59
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, sessão ordinária para votar quatro projetos de lei, sendo dois em redação final e dois em primeira discussão. A reunião é aberta ao público e à imprensa.

Em redação final, os deputados analisam o Projeto de Lei 91/2025, do deputado João Henrique (PL), que torna obrigatória a comunicação à Defensoria Pública sobre registros de nascimento sem identificação de paternidade, para garantir a atuação jurídica em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Também será votado o Projeto de Lei 22/2025, de Neno Razuk (PL), que institui no Estado o uso de cordão com desenhos de borboletas e/ou laços roxos para identificar pessoas com fibromialgia.

Na primeira discussão, o plenário avalia o Projeto de Lei 237/2024, do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que reconhece pessoas com doença renal crônica como pessoas com deficiência, assegurando benefícios e direitos previstos em lei. Também será votado o Projeto de Lei 170/2025, de autoria do Poder Judiciário, que cria novos cargos na estrutura funcional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.