Política Afastamento
Prefeito de São Bernardo do Campo é afastado por suspeita de corrupção em Obras e Saúde
Marcelo Lima será monitorado por tornozeleira eletrônica enquanto Polícia Federal cumpre mandados em cinco cidades do ABC paulista
14/08/2025 09h58
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo na manhã desta quinta-feira (14), suspeito de integrar um esquema de corrupção envolvendo as secretarias de Obras e Saúde do município. Ele passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

As investigações começaram no mês passado, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie — entre reais e dólares — encontrados com um servidor público suspeito de participação na organização criminosa. Nesta quinta, a Polícia Federal cumpre dois mandados de prisão preventiva, além de 20 mandados de busca e apreensão, e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.

Entre os alvos estão residências de sócios de empresas de terraplanagem, medicamentos e importação/exportação, além da casa de um servidor municipal. As medidas cautelares, autorizadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, incluem afastamento de cargos públicos e monitoramento eletrônico.

Os investigados responderão, de acordo com suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Metrópoles